"50 anos depois de Cristo, o apóstolo Paulo já falava do valor do esporte para as pessoas. Nos seus escritos, ele menciona dois esporte: a corrida e a luta. Também analisa o bom exemplo do atleta, que disciplina seu corpo "para alcançar uma coroa". Mas, Paulo vai além das competições esportivas: ele chama nossa atenção para o lance real do jogo da vida. Neste jogo, gostando ou não , somos todos atletas. E aqui não é o mais forte ou veloz que recebe o prêmio, mas sim aquele que confia sua vida a Jesus, o Campeão dos campeões!"

(Thiara Mandelli Basso - Tri Campeã Paranaense de Longboard)

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Entende-se como Karate-Do a prática complementar de formação cultural e desportiva baseada no desenvolvimento peculiar dos sistemas de defesa pessoal e evolução interior característicos de Okinawa em seus primórdios (século XVIII) e do Japão a partir do início do século XX.

Karate é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo do karate é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. O karate-ka (cultor de karate-do) utiliza como armas as mãos, os braços, as pernas, os pés, enfim, qualquer parte do corpo.

Além de ser um excelente meio de auto-defesa, o karate também é um meio ideal de exercício. Ele desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora,o condicionamento físico e é reconhecido também por seus valores terapêuticos.

O combate desarmado nasceu antes da história escrita, mas as origens mais remotas são obscuras, muitas vezes encobertas pelo folclore de uma variedade de culturas do mundo.

Várias formas de combate desarmado eram praticadas na Índia, na China, em Formosa e em Okinawa, uma ilha ao sul do Japão. Em Okinawa, as lutas desarmadas foram desenvolvidas em segredo durante muito tempo, devido à influência dos fidalgos japoneses que conquistaram a ilha, proibindo os seus súditos de carregarem armas. Esta proibição de andarem armados obrigou muitas pessoas a praticar formas de combate sem armas, em segredo.

O karate moderno nasceu na época em que o finado Mestre Gichin Funakoshi (1868-1957), então líder da Sociedade Okinawa de Artes Marciais, foi solicitado pelo Ministério da Educação do Japão, em maio de 1922 a conduzir apresentações de karate em Tóquio. A nova arte foi recebida entusiasticamente e foi introduzida em várias universidades, onde criou raízes e começou a florescer.

Devido ao fato do karate ter sido praticado secretamente no passado, um grande número de escolas e estilos (Ryus) foram desenvolvidos. Hoje existem inúmeras escolas no Japão, sendo as mais destacadas: Shotokan, Goju-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu, todas com ramificações pelo mundo afora.


Os 20 ensinamentos "Funakoshi":
01- O KARATÊ INICIA-SE E TERMINA COM SAUDAÇÕES; 
02- NO KARATÊ NÃO EXISTEM GOLPES DE AGRESSÃO;

03- O KARATÊ APOIA O CAMINHO DA RAZÃO;
04- CONHEÇA-SE A SI PRÓPRIO ANTES DE JULGAR OS OUTROS;
05- A PRINCÍPIO LAPIDAR O ESPÍRITO, DEPOIS A TÉCNICA;
06- EVITAR O DESCONTROLE DO EQUILÍBRIO MENTAL;
07- A FALTA SURGE COM A ACOMODAÇÃO MENTAL E FÍSICA;
08- O KARATÊ NÂO SE LIMITA APENAS A ACADEMIA;
09- A ESSÊNCIA DO KARATÊ SE DESCOBRE NO DECORRER DA VIDA;
10- DARÁ FRUTOS QUANDO ASSOCIADO À VIDA COTIDIANA;
11- O KARATÊ É IGUAL A ÁGUA QUENTE: SE NÃO RECEBER O CALOR CONSTANTEMENTE, ELA ESFRIA;
12- NÃO PENSE EM VENCER, MAS NÃO PENSE EM DERROTA;
13- MUDE SUA POSIÇÃO CONFORME O TIPO DO ADVERSÁRIO;
14- A LUTA DEPENDE DO MANEJO DA TEORIA DE IN (NEGATIVO) E YOU (POSITIVO);
15- IMAGINE QUE SEUS MEMBROS SÃO ESPADAS;
16- PARA O HOMEM QUE SAI DO PORTÃO, EXISTEM MILHÕES DE ADVERSÁRIOS;
17- NO PRINCÍPIO, SEUS MOVIMENTOS SÃO ARTIFICIAIS, MAS COM A EVOLUÇÃO, TORNAM-SE NATURAIS;
18- A PRÁTICA DE FUNDAMENTOS DEVE SER CORRETA, ENQUANTO, EM USO TORNA-SE DIFERENTE;
19- DOMÍNIO DO SEU CORPO NA COORDENAÇÃO, NA FORÇA, NA VELOCIDADE E ELASTICIDADE;
20- ESTUDAR, CRIAR E APERFEIÇOAR-SE CONSTANTEMENTE.





Graduação (Faixas):

"O homem faz a técnica, e não o contrário.
É o nível técnico do praticante que valoriza sua faixa"
As artes marciais provenientes do Japão e Okinawa, apresentam uma variedade de títulos e classes de graduações. O sistema atual de graduação de faixas coloridas é o mais aceito; ANtes disso, muitos métodos eram usados para marcar os vários níveis dos praticantes. Alguns sistemas, recorriam a três tipos de certificados para seus membros:
SHODAN - significando que se havia adquirido o status de principiante;
TIUDAN - significava a botenção de um nível médio de prática. Isso significava que o indivíduo estava seriamente comprometido com sua aprendizagem, escola e mestre.
JODAN - a graduação mais alta. Significava o ingresso no OKUDEN (escola, sistema e tradição secreta das artes marciais)
Se o indiíduo permanecia dez anos ou mais junto ao seu mestre, demonstrando interesse e dedicação, recebia o MENKIO, a licença que permitia ensinar.
Essa licença podia ter diferentes denominações como: Sensei. Shiran, Hanshi, Renshi, Kyoshi, dependendo de cada sistema em particular.
A licença definitiva que podia legar e outorgar acima do MENKIO, era o certificado KAIDEN, além de habilitado a ensinar, implicava que a pessoa havia completado integralmente o aprendizado do sistema.
O sistema atual que rege a maioria das artes marciais usando Kyu (classe) e Dan (grau), foi criado por Jigôro Kano, fundados do Judô Kodokan.
Kano era um educador e conhecia as pessoas, sabendo que são muitos os que necessitam de estímulos imediatamente depois de haver começado a particar artes marciais. A ansiedade desse tipo de praticante não pode ser saciada por objetivos a longo prazo.
No Karatê, as faixas e cores são as seguintes:

Faixa branca
Iniciante
Faixa amarela
6º Kyu
Faixa vermelha
5º Kyu
Faixa laranja
4º Kyu
Faixa verde
3º Kyu
Faixa roxa
2º Kyu
Faixa marrom
1º Kyu
Faixa preta
1º Dan





Na classificação de faixas coloridas, KYU siginifica classe, sendo que essa classificação é em ordem decrescente.


Fundamentos: 


ATAQUE          /          DEFESA          /         BASE

Chute e soco                 Alta                         Base frontal

Ataque:



Defesa:  



Chute:


Kata - a luta imaginária 

A palavra KATA significa "forma" ou, etimologicamente falando, "luta imaginária contra vários adversários" por tratar-se de exercícios formais(diferente do kumite que é a luta propriamente dita) onde são utilizados bases e golpes pré-determinados. Esse tipo de luta tem o objetivo de proporcionar ao praticante a desenvolver seu estado físico e psicológico, pois além da força utilizada para a execução das formas/golpes este desenvolve a coordenação motora do individuo que segue corretamente o Enbuzen(mapeamento ou mapa do kata), além de desenvolver a criatividade do individuo no Bunkai(aplicação do kata). Atualmente, no SHOTOKAN, são utilizados 26 katas contado com 5 katas básicos, HEIANs (paz e tranquilidade). Os katas podem ser utilizados em combate real se forem adequadamente treinados com paciência e dedicação, pois os golpes do karate em geral são definidos por Todome-waza, ou seja, golpes definitivos que destroem o poder ofensivo do oponente.

Elementos técnicos:

1 - Kihon (fundamentos):

* Ataque: Soco - (Zuki)  
                Chute Frontal - (Mae geri)

* Defesa: Alta - ( Age uke)
               Baixa -  (Gedan barai) 

Base-frontal: (Zenkutsidachi)

2- Rota (forma): 

* Individual
* Trios (equipe)
3- Kumite (luta):

* Luta 3 passos - (Sanban Kumite)
* Luta competição - (Shiai Kumite)







Nenhum comentário:

Postar um comentário