"50 anos depois de Cristo, o apóstolo Paulo já falava do valor do esporte para as pessoas. Nos seus escritos, ele menciona dois esporte: a corrida e a luta. Também analisa o bom exemplo do atleta, que disciplina seu corpo "para alcançar uma coroa". Mas, Paulo vai além das competições esportivas: ele chama nossa atenção para o lance real do jogo da vida. Neste jogo, gostando ou não , somos todos atletas. E aqui não é o mais forte ou veloz que recebe o prêmio, mas sim aquele que confia sua vida a Jesus, o Campeão dos campeões!"

(Thiara Mandelli Basso - Tri Campeã Paranaense de Longboard)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Jogos de Oposição

   Os Jogos de Oposição têm como identidade as mesmas características dos esportes de combate praticados desde o início das civilizações (OLIVEIRA e DOS SANTOS, 2006). Alguns desses Jogos continuaram ao longo do tempo sendo utilizados de forma simples e com características da cultura local, já outros adquiriram uma forma institucionalizada tornando-se esportes e Lutas das quais hoje conhecemos (SOUZA E SANTOS 2010).


Aula Prática:

Aula 02:
- Rapidez e atenção

Atividade 1: Repolho
A atividade será estilo mãe-cola, onde há um "pegador" e esse deve pegar o maior número de pessoas, e o aluno ao ser pego deve ficar abaixado de forma que pareça um repolho e só sera "descolado" quando um colega passar uma das pernas sobre sua cabeça.





Atividade 02: Cola-soco
Sera uma atividade estilo mãe-cola onde há um "pegador" e esse deve pegar o maior número de pessoas, e ao ser pego o indivíduo deve ficar em posição de ataque para a luta e só poderá sair do lugar quando um colega vier salva-lo com um golpe para que ele possa "se defender".






Conquista de território.

Atividade 3: Pique-bola (macro jogo)
A turma será dividida em duas equipes onde o objetivo é pegar a bola do adversário sem ser pego, quem estiver com a posse da bola do adversário primeiro vence.




Atividade 4: Números (micro-jogo)
A turma será dividida em número iguais de participantes e cada grupo ficará disposto dentre a sala, todos receberam um número, e ao ser chamado a pessoa deve se locomover até o meio do tatame e pegar a bola e leva-la ao gol, quem conseguir colocar a bola no gol primeiro ganha.


Aula 03:

Atividade : Nunca 3 -  jogo cooperativo (aquecimento)

Os jogadores se distribuem aleatoriamente pelo espaço determinado para o jogo, organizados em duplas de braços dados.
São designados um pegador e um fugitivo. Quando o fugitivo se cansa, procura o “piques” em alguma das duplas espalhadas pelo espaço e entrelaça os braços com um dos componentes da dupla. O componente da dupla do lado oposto se solta o mais rapidamente possível e passa a ser o fugitivo. A variação possível para essa atividade é inverter o papel desse componente, de fugitivo para pegador.





Atividade 2:  Sumôzinho (dentro do quadrado) – microjogo.
Atividade que acontece em duplas, onde os alunos se encontram em um pequeno quadrado juntos e o objetivo é quem desequilibrar seu adversário primeiro para fora do quadrado.


Atividade 3: Saci sumô
Atividade que acontece em duplas, onde os alunos estão um segurando a perna do outro e o objetivo é quem desequilibra seu adversário primeiro.



Atividade 4:  4º Período 
Se deslocar até a parede se arrastando; (engatinhando).  Objetivo: quem chega primeiro. 




Desequilíbrio:

Atividade 1: Briga de galo
Os alunos formaram duplas e ficaram dispostos em um pequeno quadrado do tatame abaixados, e o objetivo é quem desequilibra seu adversário primeiro.


Atividade 2: Mãos no chão
O objetivo é desequilíbrio puxando o braço do adversário.


Atividade 3: Pés com pés.
Deitados no chão, os alunos em duplas estarão com os pés apoiados uns nos outros, e o objetivo é desequilibrar o adversário. Variações: com a mão apoiando e sem a mão apoiando.


Atividade 4: Exercícios de alongamento.



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