"50 anos depois de Cristo, o apóstolo Paulo já falava do valor do esporte para as pessoas. Nos seus escritos, ele menciona dois esporte: a corrida e a luta. Também analisa o bom exemplo do atleta, que disciplina seu corpo "para alcançar uma coroa". Mas, Paulo vai além das competições esportivas: ele chama nossa atenção para o lance real do jogo da vida. Neste jogo, gostando ou não , somos todos atletas. E aqui não é o mais forte ou veloz que recebe o prêmio, mas sim aquele que confia sua vida a Jesus, o Campeão dos campeões!"

(Thiara Mandelli Basso - Tri Campeã Paranaense de Longboard)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Iniciação as Lutas


Contato proposital definido como principal condição para que haja luta, o ato ocorre através das mãos, dos punhos, dos braços, das pernas, do corpo inteiro ou comum implemento  
(GOMES; MORATO; DUARTE; ALMEIDA, 2010).
Fusão- Ataque/Defesa que se constata nos esportes de combate como duas ações simultâneas, no momento em que o individuo ataca ele age defendendo-se também (GOMES; MORATO; DUARTE; ALMEIDA, 2010).
Imprevisibilidade seria a condição de uma luta, aonde o lutador não cria ações antecipadamente, por exemplo, golpe treinado em um treino, mas na luta o adversário não das condições para tal ação, a organização deve ser refeita buscando outra maneira para goleá-lo, diferentemente dos jogos desportivos coletivos, onde jogadas são pré-destinadas (GOMES; MORATO; DUARTE; ALMEIDA, 2010).
Oponente ou Alvo certamente o que justifica o contato, aonde o alvo é o próprio dversário.
Regras - ações permitidas ou proibidas, o que leva os lutadores a adaptar e criar técnicas e táticas. Essa condição também define se para atingir um alvo, e utilizado as mãos, as pernas ou ate implementos. Dentro desta perspectiva, tratar-se-á aqui, com maior ênfase a descrição da fusão ataque/defesa. (GOMES; MORATO; DUARTE; ALMEIDA, 2010).
Quanto ação motora: domínio, cuja principal ação motora é o agarrar; percussão, cuja principal ação motora é o tocar (GOMES; ORATO; DUARTE; ALMEIDA, 2010); e, acrescentando, lutas mistas que envolvem a combinação das lutas de percussão e domínio, como por exemplo o MMA –  mixed martial arts (BREDA;GALLATI; SCAGLIA; PAES, 2010).
Conforme a distância pode-se dividir os EC em: curta (lutas de domínio), média (lutas de percussão) e longa (com utilização de armas como a esgrima) (BREDA; GALLATI; SCAGLIA; PAES, 2010; GOMES; MORATO; DUARTE; ALMEIDA, 2010). Na concepção de Olivier (2000) os esportes de combate possuem ações motoras divididas em duas áreas: (1) ataque: agarrar, reter, imobilizar e desequilibrar,e (2) defesa: resistir, esquivar e livrar-se (OLIVIER, 2000). No entanto, ao considerar que a principal ação motora dos EC de percussão é o tocar (socar, chutar etc.) (BREDA; GALLATI; SCAGLIA; PAES, 2010), considerou-se neste trabalho a inclusão do tocar como ação motora de ataque e bloquear como ação motora de defesa.

















Aula prática : 

- Atividade 1: Apresentação do alunos utilizando um movimento da luta (Sociabilização/ Interação) 


Atividade 2: Papel sulfite em diferentes partes do corpo (Esquema Corporal)


Atividade 3: Papel sulfite no chão, e pisar dentro e fora do mesmo (Organização Tempo Espacial)


Atividade 4: Luva de papel, toque através da orientação do professor (Distância média/ Percussão)


Atividade 5: Em duplas, os indivíduos devem tentar pegar a luva um do outro dominando seu oponente
( Distância curta/ Domínio)


Atividade 6: Em duplas os alunos utilizaram uma folha sulfite montando uma "espada" semelhante a da modalidade de esgrima, e logo após os movimentos desta modalidade (Distância longa/ Percussão/ Implemento) 


Atividade 7: Exercícios de alongamento




















Nenhum comentário:

Postar um comentário