Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998; 2001) tratam os conteúdos dança, jogos, ginástica, esporte e lutas como uma representação corporal das diversas culturas humanas que tenham como característica o lúdico. Partindo deste entendimento, as lutas devem ser trabalhadas como estratégias metodológicas que não visem apenas à técnica pela técnica, mas sim que a criança possa vivenciar os aspectos corporais das lutas de uma maneira que lhes proporcione prazer e respeite suas características de crescimento, pois o organismo humano é um laboratório biológico em constante transformação, transformações estas que são úteis a vida e as adaptações ao mundo externo (SOUZA E SANTOS 2010).
- Jogo do Reter.
Atividade 1: Mãe Aranha
O pegador terá que pegar seus adversários imitando uma aranha, ou seja não pode ficar em pé. No primeiro momento o pegador terá que somente tocar nas pessoas, no segundo momento poderá derrubar
Atividade 2: Judô sentado
Orientar que fiquem em duplas, e as mesmas ficarão sentadas uma de costas com a outra. Após comando terão que ficar frente a frente, mas sem tirar os joelhos do chão, e tentar colocar o adversário com as costas no chão
Atividade 3: Touro e peão.
Orientar que fiquem em duplas, um terá que ser o touro e o outro o peão. O touro terá que ficar somente de joelhos para derrubar o peão, e o peão poderá reter o touro segurando-o pelas costas.
Atividade 4: Luta de duplas.
Orientar que fiquem em duplas, de braços dados, andando pelo espaço. Ao comando terão que ficar de frente com outra dupla, tentando tocar os adversários na altura do abdômen. No segundo comando, um da dupla terá que ficar de costa e tentar tocar a dupla adversária.
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