"50 anos depois de Cristo, o apóstolo Paulo já falava do valor do esporte para as pessoas. Nos seus escritos, ele menciona dois esporte: a corrida e a luta. Também analisa o bom exemplo do atleta, que disciplina seu corpo "para alcançar uma coroa". Mas, Paulo vai além das competições esportivas: ele chama nossa atenção para o lance real do jogo da vida. Neste jogo, gostando ou não , somos todos atletas. E aqui não é o mais forte ou veloz que recebe o prêmio, mas sim aquele que confia sua vida a Jesus, o Campeão dos campeões!"

(Thiara Mandelli Basso - Tri Campeã Paranaense de Longboard)

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ATIVIDADES DE JOGOS DE OPOSIÇÃO


   As lutas assim como os demais conteúdos da educação física, devem ser abordadas na escola de forma reflexiva, direcionada a propósitos mais abrangentes do que somente desenvolver capacidades e potencialidades físicas (SOUZA E SANTOS 2010).
   Logo as brincadeiras são o modo mais básico pelo qual elas tomam consciência de seus corpos e de suas capacidades motoras. Brincar também serve como importante facilitador do crescimento cognitivo e afetivo da criança pequena, bem como importante meio de desenvolver tanto habilidades motoras refinadas quanto habilidades motoras rudimentares  (Mauro Breda et al, 2010).

Rapidez e Atenção:


MÃE PEGA COM NOME: Os alunos ficarão dispersos no espaço, e é escolhido um aluno pra ser o pegador, este terá que pegar os demais somente através de um toque, o que for pego terá que ser o próximo pegador, porém, se a pessoa que for capturada gritar o nome de um outro colega, e este colega terá que ser o próximo pegador.
Ações Motoras: Tocar / Esquivar





Conquista de Território:


Colocar alguns arcos dispostos na sala/quadra. E o professor terá que dar um comando de voz, dizendo a quantidade de alunos que deverão ficar no arco.
Ações Motoras: Desequilibrar / Esquivar





Conquista de objeto:
- RABO DO MACACO: postados frente a frente em duplas, as crianças devem pegar o jornal ou pano que está na cintura do outro. Isso deverá ser feito em posição de luta, ou seja, pernas ligeiramente afastadas, uma a frente da outra, e braços protegendo o rosto. Pode-se realizar com o material atrás do corpo, como se fosse um “rabo”, dificultando a tarefa e exigindo maior trabalho de pernas para conseguir retirar o “rabo” do colega.



Combate:

- NINJAS VERSUS SAMURAIS: brincadeira similar a polícia e ladrão, muito praticada em diversas regiões do país. Os alunos serão divididos em dois grupos: um dos ninjas e outro dos samurais; será estabelecido um espaço no dojo ou quadra que será a prisão. OS ninjas irão se espalhar pelo espaço e, ao sinal do professor, os samurais tentarão “captura-los” e trazê-los para a prisão e, se conseguir sair de lá sem ser pego e de mãos dadas com outro ninja, libertará o colega. O jogo termina quando todos os ninjas forem presos. Sugere-se, que sejam feitas duas rodadas do jogo, invertendo-se os papéis de ninja e samurai.



Reter\ Imobilizar:

- PEGA TUBARÃO: os alunos serão colocados dispostos pelo dojo, sendo um deles o tubarão, que ficará no meio do tatame, que terá por função “pegar” seus oponentes, retendo-os, e aqueles que foram apanhados viram tubarões e ajudar a pegar os outros oponentes. Como o tubarão ficará ao centro do tatame, os outros ficarão em um extremo do dojo, tendo que atravessar para o outro lado, sem ser apanhado. Finaliza-se o jogo quando todos os alunos virarem tubarões.

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