"50 anos depois de Cristo, o apóstolo Paulo já falava do valor do esporte para as pessoas. Nos seus escritos, ele menciona dois esporte: a corrida e a luta. Também analisa o bom exemplo do atleta, que disciplina seu corpo "para alcançar uma coroa". Mas, Paulo vai além das competições esportivas: ele chama nossa atenção para o lance real do jogo da vida. Neste jogo, gostando ou não , somos todos atletas. E aqui não é o mais forte ou veloz que recebe o prêmio, mas sim aquele que confia sua vida a Jesus, o Campeão dos campeões!"

(Thiara Mandelli Basso - Tri Campeã Paranaense de Longboard)

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Special Judô Fitness Test

    A metodologia do treinamento desportivo sempre esteve orientada para a performance. Nesse ínterim, a avaliação física dos atletas torna-se imprescindível como um identificador da condição do atleta, bem como fornece subsídios ao treinador para a prescrição, planificação e periodização adequada do treinamento esportivo. Deste modo, o presente estudo tem por objetivo analisar a avaliação dos atletas de judô por meio de um teste específico: o Special Judô Fitness Test (SJFT). Para alcançar este objetivo realizou-se uma revisão bibliográfica sobre testes específicos para o judô e também um estudo empírico utilizando o Special Judô Fitness Test com 30 atletas de Judô, competidores da Região do Grande Rio, categorizados pelo desempenho esportivo segundo a obtenção de medalhas em competições e segundo a observação dos treinadores. Os resultados apontam que os atletas avaliados possuem desempenho no SJFT abaixo (pontuação alta) dos citados na literatura, no entanto, as comparações na própria amostra revelaram que os atletas categorizados como Excelentes apresentaram desempenho significativamente superior (pontuação baixa) aos atletas categorizados como Bons ou Ruins. No mesmo sentido, os atletas medalhistas apresentaram um desempenho significativamente superior aos não-medalhistas.


A avaliação física e o treinamento esportivo
    De acordo com Bergamasco e colaboradores (2005, p. 148):
"A busca por avaliações que possam refletir a condição física dos atletas em determinada modalidade vem sendo pesquisada há algum tempo. Vários são os índices que podem ser mensurados para expressar essa condição física, dentre eles, a freqüência cardíaca e o consumo máximo de oxigênio estão entre os mais utilizados. Mas a ciência do esporte tem demonstrado que cada vez mais é preciso aproximar os vários testes físicos as características de determinada modalidade".
    Assim, a avaliação física, inserida no contexto da cineantropometria, possui como objetivos (CARNAVAL, 1998; BOUZAS & GIANNICHI,1996):
  • Diagnosticar;
  • Classificar os Indivíduos;
  • Selecionar os indivíduos;
  • Manter Padrões;
  • Motivar;
  • Determinar o progresso do indivíduo;
  • Desenvolver diretrizes para a Pesquisa.


Excerto da monografia de Especialização em Ciências do Treinamento Desportivo de Alto Nível (UFRuralRJ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário